3 motivos sobre por que controlar o odor em curtumes? Que você deveria ler!


Saiba os motivos sobre o Controle de Odores em Curtumes!

Curtumes são locais que processam o couro cru e o transformam em produtos utilizáveis para outras indústrias. Como o Brasil está entre os maiores produtores de carne bovina do mundo, os curtumes possuem grande quantidade de matéria-prima.


Porém, o processo produtivo do couro vem causando problemas ambientais e para os seres humanos. Isso ocorre pois o processo de transformação das peles em couro utiliza produtos que poluem o solo e o ar, fazendo dos curtumes grandes poluidores no ramo industrial. Um problema alarmante relacionado a essas indústrias é o forte odor por elas produzido. O mau cheiro incomoda pessoas que moram no entorno dos curtumes e agrava a poluição do ar.


Acompanhe o post de hoje e saiba qual a importância em se controlar o odor produzido nos curtumes e como isso pode ser feito!

1. Como o odor dos curtumes pode ser prejudicial aos seres humano

O odor característico produzido pelo processo de tratamento do couro nos curtumes é o de gás sulfídrico. É um cheiro forte e pode provocar problemas de saúde nos seres humanos quando inalado por um longo período de tempo. Além disso, durante o procedimento nas caldeiras dessas indústrias, são liberados poluentes atmosféricos que pioram o mau cheiro!


O descarte incorreto dos efluentes resultantes do processamento do couro nos solos faz com que ocorra também a contaminação hídrica de águas superficiais e subterrâneas. O cromo, que é um metal pesado, é liberado diretamente no meio ambiente, prejudicando o desenvolvimento de plantas, além de ser extremamente tóxico para os seres humanos.


2. Empresas sofrem repressões devido ao mau cheiro provocado pelos curtumes

Diversas empresas de curtume sofrem repressão por parte da população e de órgãos ambientais devido ao mau cheiro por elas gerado. Em Franca, por exemplo, pessoas que moram próximas ao curtume reclamam do forte odor que paira sobre os bairros constantemente. Alguns moradores sofrem com os efeitos colaterais, como ânsias de vômito e dores de cabeça.


Uma outra empresa de curtume, em Campo Grande, também sofreu represália por parte dos moradores. Alguns dizem que a empresa despeja os restos de couro em um terreno baldio, intensificando o mau cheiro.


O principal problema dessas empresas é o processo do tratamento de efluentes, que geralmente fica sobrecarregado. Isso faz com que o odor permaneça no ambiente por um maior período de tempo, causando maiores prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.


3. Como controlar o odor gerado pelos curtumes?

O mau cheiro produzido pelos curtumes deve ser controlado. Algumas empresas já adotaram medidas preventivas, como a utilização de outros materiais no procedimento.


Porém, é preciso fazer mais! O principal problema está no tratamento dos efluentes — eles contém o mau cheiro do gás sulfídrico que foi resultado do processo de produção. Se não forem tratados rapidamente, os rejeitos fazem com que o odor se prolifere por mais tempo.


Um método eficiente para controlar e eliminar os odores produzidos pelos curtumes é o sistema de neutralizador de odor. Esse sistema se utiliza de produtos que são pulverizados de maneira automática. As substâncias, quando lançadas no ar, absorvem as moléculas que causam o odor indesejável, substituindo o mau cheiro.


O neutralizador de odor pode ser aplicado em diversas áreas dos curtumes de maneira simultânea, eliminando e reduzindo assim o odor produzido por elas. Com isso, essas empresas deixam de ser causadoras de problemas de saúde e no meio ambiente!


E você, conhece mais alguma forma de amenizar o odor produzido por essas empresas?
Conte pra gente nos comentários! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas!

© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190