Amônia: Cartão amarelo ou vermelho?

Neste domingo 15 de Julho de 2018. Vamos nos despedir do Mundial: Copa do Mundo. As últimas notícias da Rússia, são voltadas para a final do mundial. Porém, os anfitriões, a seleção da Rússia foram destaque nos últimos noticiários.

“Médico da Rússia admite uso de amônia, mas nega doping:“Vários fazem para ganhar ânimo”
"Russos admitem que inalaram amônia antes de jogos”
“Jogadores russos teriam utilizado amônia como estimulante na Copa”
"Médico da Rússia confirma que atletas inalaram amônia na Copa”

O médico da seleção da Rússia, Eduard Bezuglov, confirmou nesta segunda-feira (09) que os jogadores da equipe inalaram amônia antes das partidas que disputaram no Mundial.

Os jornais alemães “Süddeutsche Zeitung” e “Bild” publicaram reportagens em que jogadores da seleção russa aparecem cheirando amônia nas partidas contra Espanha e Croácia, o médico, Eduard Bezuglov, confirmou o uso da substância por alguns atletas, com a finalidade de melhorar o desempenho em campo disse:

"Não é usado somente no esporte, mas na vida cotidiana das pessoas quando alguém perde a consciência ou se sente fraco – finalizou."

Você sabia que a amônia está presente nas Indústrias?

A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água, porém de odor característico forte. Os jogadores Russos inalaram a amônia como estimulante.

A amônia é irritante para a pele, olhos, nariz, garganta e pulmões e causa o efeito de dilatação dos vasos sanguíneos – é perigoso, e mesmo em baixas concentrações, inalando ou obtendo a solução na pele pode causar ardor, desmaio ou possível morte.

A amônia pode ser encontrada de 2 formas nas indústrias:

1- Produção: fábricas químicas é utilizada para fazer fertilizantes, por exemplo, indústrias têxteis, plásticos, explosivos, produção de papel e celulose, alimentos e bebidas, produtos de limpeza doméstica e outros produtos.

2- Procedimentos industriais: como a refrigeração industrial, em câmaras frias, salas de máquinas – onde há a concentração da evaporação da amônia. São utilizados produtos químicos que reagem com a matéria-prima e em alguns casos essa reação pode ser tóxica para o organismo humano, conforme listamos acima.


Porém, devido ao alto risco de contaminação dos trabalhadores e à criação de normas trabalhistas o monitoramento desta substância tem sido alvo de constantes fiscalizações nas empresas de todo país.


A Dux tem uma linha voltada para o tratamento e neutralização de amônia. A linha Safe foi formulada especificamente para eliminar altas concentrações de amônia.

O produto é capaz de reagir com amônia líquida e gasosa.


Conte-nos quais experiências você tem tido com amônia em seu cotidiano. Deixe o seu comentário, compartilhe com seus amigos e curta nosso post de hoje!


Quer uma avaliação grátis da sua empresa?

Nossos consultores irão ajudá-lo a atender sua necessidade.


© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190