Como adotar práticas sustentáveis de remoção de odores - Entenda a ISO14001.

O cuidado com o meio ambiente, por meio da adoção de práticas sustentáveis para a sua empresa, é uma preocupação cada vez mais importante nos dias de hoje.

Empresas modernas e competitivas devem sempre buscar soluções sustentáveis e corretas para o meio ambiente, visando otimizar sua atividade industrial causando o mínimo de impacto. A certificação ISO 14001 tem o objetivo de orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas e organizações de acordo com a natureza do empreendimento. Para obtê-la, as empresas precisam desenvolver políticas ambientais sustentáveis e modernas.


Entenda a ISO14001 e como adotar práticas sustentáveis de remoção de odores

Acompanhe o post de hoje e saiba como fazer isso:

Sistema de Gestão Ambiental

Desenvolver e implementar um sistema de gestão ambiental deve ser uma preocupação das empresas de todos os tamanhos. Se antes obter uma certificação era apenas para as grandes empresas, atualmente, micro e pequenos empresários estão cada vez mais preocupados em aprimorar a empresa e adotar práticas sustentáveis.

O sistema de gestão ambiental (SGA) é um conjunto de políticas e procedimentos que abrangem tanto a área técnica quanto o setor administrativo das empresas para reduzir o impacto das atividades da empresa no meio ambiente.


ISO 14001

A norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, é a responsável por regulamentar o sistema de gestão ambiental. Nela, estão delineados os requisitos necessários para a implementação e a operação do SGA.

Esse modelo é fundamentado em cinco princípios:

  • Em primeiro lugar, é preciso estabelecer o que pode ser feito para adequar as práticas da empresa ao SGA para elaborar uma política ambiental.

  • Em seguida, é preciso estabelecer um plano de ação para atingir os objetivos delineados pela política ambiental.

  • Posteriormente, a empresa deve assegurar as condições para o cumprimento das metas ambientais e implementar as ferramentas necessárias.

  • Com este processo estabelecido, a empresa deve realizar avaliações periódicas da sua conformidade ambiental, visando revisar e aperfeiçoar o Sistema de Gestão Ambiental, seus objetivos e metas.

Controle de Odores

A poluição olfativa é um dos principais tipos de poluição industrial, e mantê-la sob controle é essencial para desenvolver e implementar um Sistema de Gestão Ambiental.

Entre as práticas utilizadas para tratar a poluição olfativa estão a nebulização programada e o lavador de gases.

O primeiro tratamento utiliza os sistemas de ventilação da empresa para disseminar um produto ecologicamente correto que neutraliza o odor.

Já o lavador de gases é um método que se utiliza dos exaustores das indústrias.

Nesse método, usa-se um produto que atrai as moléculas responsáveis pelo mau cheiro e as transforma em compostos inodoros e inofensivos para o meio ambiente.

Além de ser maléfica para o meio ambiente, a poluição olfativa também pode gerar problemas de saúde ocupacional.

Ser uma empresa sustentável tem muitas vantagens. Além do fortalecimento da imagem institucional, as práticas sustentáveis reduzem o risco de acidentes ecológicos e melhoram a gestão de recursos energéticos e materiais — o que impacta positivamente no custo operacional da empresa. A certificação ambiental também qualifica a empresa a pleitear financiamentos governamentais e bancários e a participar de programas de investimento.

Ficou com alguma dúvida?



© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190