O que é o smog fotoquímico? Como ele pode prejudicar o seu negócio


Entenda o que é smog fotoquímico

O smog fotoquímico é um fenômeno ambiental que ocorre em cidades geradoras de poluição atmosférica. A palavra smog vem de uma combinação de fog (neblina) com smoke (fumaça), e significa justamente as duas coisas numa só.


A neblina é formada por reação catalisada pela luz e é composta por vapor d’água, gases poluentes e ar atmosférico. Ela se forma sob condições tais que a poluição permanece estática numa região baixa, comprometendo a qualidade do ar que as pessoas respiram.

Continue acompanhando o nosso post de hoje e entenda mais sobre esse fenômeno!


O que é o fenômeno do smog fotoquímico?

Com a revolução industrial, houve um grande aumento no uso de concreto e asfalto, o que contribui para a formação de ilhas de calor nas grandes cidades.


Essas ilhas influenciam na inversão térmica, que determina a movimentação das correntes de ar com poluição atmosférica. Os gases poluentes que não são movidos por correntes de ar contém compostos poluentes, como óxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio, que reagem com o ar e a luz e favorecem a formação de ozônio.


Esse tipo de reação é característica do smog fotoquímico, que contém diversos outros poluentes oriundos da cidade.


Quais problemas esse fenômeno pode trazer?

Os problemas de saúde que o smog pode trazer são inúmeros, e o efeito mais imediato é o aparecimento de doenças do sistema respiratório.


As vias aéreas ficam ressecadas e as substâncias contaminantes ficam impregnadas na mucosa, comprometendo a absorção de oxigênio e causando doenças graves.


Num incidente que ocorreu em Londres na década de 50, a cidade ficou submersa num smog muito denso durante quatro dias, o que causou a morte de milhares de pessoas. Mas os problemas não se limitam às doenças respiratórias.


O ar contaminado gera irritação dos olhos, compromete a visão no trânsito, se mistura nos alimentos e na água, além de aumentar o risco de contaminação em processos industriais com ambiente controlado.


Como evitar os efeitos do smog?

Com o passar dos anos, as cidades mais desenvolvidas mudaram sua arquitetura para evitar problemas ambientais como o smog.


As fábricas migraram para regiões convenientes onde a poluição fique mais dispersa e não haja ilhas de calor em potencial. Além disso os sistemas de descarte de gás das indústrias passou a se adaptar para evitar o acúmulo de gases tóxicos em baixa altitude.


Smog Fotoquímico e o efeito estufa

No caso do smog fotoquímico, a reação que gera a neblina é catalisada pela luz.

Essa reação entre óxidos de nitrogênio e o ar atmosférico produz o ozônio, que é um dos gases estufa, além de ser altamente tóxico.


A produção de gases estufa durante o fenômeno do smog fotoquímico faz com que a temperatura local se eleve devido à retenção da radiação solar, e faz com que a temperatura global também aumente a longo prazo.

Hoje em dia, existem políticas no mundo todo que regulam a emissão de gases poluentes na atmosfera, com multas altíssimas para quem não cumprir os regulamentos ambientais.


A poluição atmosférica se tornou um assunto muito importante para grandes setores econômicos em todo o mundo devido ao alarde em relação à saúde pública, e a história nos mostra como a poluição atmosférica oriunda do meio industrial e dos motores a combustão pode ser fatal.


Para evitar maiores problemas de saúde pública, as implementações tecnológicas estão ficando cada vez mais ecológicas, as cidades estão mudando sua arquitetura e redistribuindo melhor o parque industrial. As empresas e indústrias estão cada vez mais atentas às questões que envolvem a sustentabilidade, adaptando seus ciclos produtivos para diminuir suas emissões sem comprometer a produtividade.

Já presenciou alguma história, como essa? Conta pra gente!

Gostou do nosso post de hoje?

Comenta, Compartilha e Curte!


Fale com os nossos especialistas!

© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190