Odor industrial como tratar?



Odores nas áreas industriais

O odor industrial é um problema crescente que as cidades vêm enfrentando, uma vez que estão se expandindo e interagindo sempre mais com as indústrias, por causa da proximidade.


A produção em indústrias farmacêutica, veterinária e de alimentos podem criar odores que geram um certo incômodo para as áreas próximas. Sistemas de controle de odor tornaram-se importantes para as indústrias, especialmente às que são localizadas próximas a áreas urbanas.


Origem dos maus odores

Alguns dos compostos químicos que normalmente são associados aos maus odores são os ácidos inorgânicos, assim como indóis, cetonas, mercaptanas e outros compostos orgânicos que possam conter nitrogênio assim compostos com átomos de enxofre.


Estes compostos, são originários de decomposições anaeróbias que possuem alto peso molecular, assim como proteínas, principais causadores dos odores dos esgotos e de estações de tratamento em geral (ETE). Quanto aos compostos inorgânicos, podemos salientar a amônia (NH3) e também o sulfeto de hidrogênio (H2S). Estes são considerados os principais causadores do odor de esgotos domésticos.


A presença de sulfeto de hidrogênio normalmente causada pelo desenvolvimento dos ambientes químicos, caracterizado através de baixos valores de potencial de oxi-redução. Nota-se nestas condições apresentadas, um desenvolvimento favorável dos microrganismos redutores do sulfato gerando assim o gás sulfídrico e demais odores.


Nos sistemas existentes de tratamento de esgoto a céu aberto não há muita produção do sulfeto de hidrogênio, assim como dos demais odores, no entanto eles podem se formar através de um biofilme de lodo que cobre toda superfície submersa nas linhas dos condutores de esgoto e difundindo-se por toda área.


Formas de tratamento

O tratamento biológico de efluentes vem se mostrado a opção mais eficaz e de baixo custo para o mercado, algumas soluções como a linha Bio Ultimate, foram desenvolvidas para área de E.T.E`s, tanques e lagoas. Com aplicação manual é possível acelerar a decomposição da matéria orgânica sem gerar mau cheiro como subproduto, indicado para desassoreamento de tanques e lagoas, essas soluções biológicas como o bio-x, melhoram os níveis químicos e biológicos do efluente sem desequilibrar as relações das bactérias facultativas presentes.


Já o tratamento com aplicação de bicos nebulizadores é uma solução eficiente de purificar o ar industrial e controlar a emissão de odores. Os bicos nebulizam uma solução natural contendo óleos essenciais naturais que reagem com os gases odoríferos e os decompõe. Excelentes resultados foram visto na remoção de H2S e outros compostos orgânicos voláteis (COV).

Antes e depois do tratamento:

A DUX possui diversas formas de controles de como acabar com os odores, tanto para área das E.T.E`s através de biotecnologia avançada, como para tratamento de gases industriais com a linha Gas Solution, que conta com a eficácia da nossa tecnologia no processo de atração molecular, eliminando o mau cheiro por neutralização dos compostos orgânicos e gases odoríferos, transformando-os em compostos inofensivos e inodoros. Gostaria de uma consultoria grátis ?


© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190