Saiba como controlar o odor na indústria de papel e celulose



O Brasil é um grande produtor de papel e celulose, principalmente de fibra curta de eucalipto. Nosso país possui fábricas modernas e bem equipadas, que estão em contínua busca por avanços tecnológicos que promovam a sustentabilidade e a melhoria dos processos. Entretanto, a indústria de papel e celulose é conhecida também pelos grandes impactos ambientais gerados no processo, como a geração de resíduos industriais, a grande quantidade de água necessária e, principalmente, pelo odor emitido na fabricação; esse último considerado um problema de ordem social histórico, já que afeta diretamente as populações no entorno da indústria.

No post de hoje, esclarecemos por que a indústria de papel e celulose produz odores e listamos algumas alternativas de tratamento. Confira como controlar o odor na indústria de papel e celulose:

De onde vêm os odores da indústria de papel e celulose?

A maior parte dos maus odores gerados durante o processo de produção de papel e celulose provém dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) sintetizados espontaneamente durante a remoção da lignina, pelo processo denominado kraft.


Além disso, durante o estágio de branqueamento são utilizados cloro e hipoclorito de sódio, que acabam reagindo com a lignina residual, formando compostos organoclorados, não biodegradáveis e potencialmente cancerígenos, muitos deles voláteis.


Quais as consequências do não-monitoramento da emissão de odores?

Os maus odores da indústria de papel e celulose são causados por substâncias voláteis e partículas em suspensão. Esse material, quando não monitorado adequadamente, pode causar grandes impactos ambientais e afetar a população que vive no entorno das indústrias.


Os compostos sulfurados emitidos, quando aspirados em grandes quantidades, podem levar ao desencadeamento de problemas respiratórios e até mesmo à morte de animais e pessoas.


Além disso, a emissão de odores e seus impactos são fiscalizados pelos órgãos ambientais, e devem seguir a legislação ambiental vigente, sob pena de multa e até mesmo fechamento da indústria em caso de não cumprimento das medidas previstas em lei. Por isso, é extremamente importante que as emissões gasosas das indústrias de papel e celulose sejam continuamente monitoradas e controladas.


Como controlar o odor?

Devido a impossibilidades tecnológicas, a eliminação total de odores da indústria de papel e celulose é tecnicamente impossível. Existem, porém, algumas alternativas viáveis que ajudam a controlar o mau odor proveniente dos processos:


Substituição do processo kraft pelo processo soda

O processo de extração da lignina que utiliza compostos sulfurados, chamado de kraft, pode ser substituído pelo processo soda, que utiliza outras matérias-primas para a retirada da lignina da madeira.


Tal substituição diminui sobremaneira os odores gerados durante esse processo, mas a metodologia também carece de aprimoramento, já que o processo soda possui baixo rendimento e gera polpa celulósica de qualidade inferior ao processo kraft.


Neutralização de gases e compostos orgânicos voláteis

Uma solução bastante eficaz e que não interfere no processo industrial propriamente dito é a instalação de neutralizadores de gases e compostos orgânicos voláteis gerados na indústria.

A linha Gas Solution foi desenvolvida justamente com o objetivo de neutralizar odores de indústrias como curtumes, abatedouros e de papel e celulose. Fabricado à base de óleos essenciais 100% naturais, os neutralizadores possuem aprovação na ANVISA e são capazes de neutralizar os odores através da atração dos gases em suspensão e posterior transformação dos mesmos em compostos inofensivos e inodoros.


O sistema é totalmente automatizado, sem a necessidade de grandes mudanças na estrutura da indústria, o que permite a instalação sem que haja perda de produtividade. Além disso, seu custo de instalação e manutenção é bastante inferior às demais tecnologias para neutralização de odores industriais disponíveis no mercado.

Ao adquirir um sistema de neutralização de odores como o Gas Solution, indústrias de papel e celulose podem se adequar corretamente às demandas ambientais do mundo corporativo.

Esse post foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe com a gente!

Restou alguma dúvida?

© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190