Todos os fatos que você precisa saber! Limpeza do ambiente pode evitar doenças respiratórias!

Ambientes fechados podem parecer seguros à primeira vista. Porém, analisados atentamente, espaços entre paredes podem possuir grandes concentrações de impurezas, causadas pelo acúmulo de poeira e também por componentes orgânicos que fazem mal à saúde. Seja em casa ou no trabalho, é importante saber identificar quais são esses compostos nocivos, assim como ter conhecimento das formas para se evitar ou amenizar os impactos que eles causam — como problemas respiratórios, dentre outros.

Acompanhe nosso post e saiba como manter a limpeza do ambiente sem trazer riscos à sua saúde.
Saiba por que a limpeza do ambiente pode evitar doenças respiratórias

Você sabe quais são os poluentes mais presentes em ambientes fechados?


Conhecidos como compostos orgânicos voláteis, os COVs são elementos poluentes contidos no ar. Os COVs provêm tanto de processos industriais e automóveis (causados pela combustão) — como é o caso do enxofre, carbono e nitrogênio — quanto de gases emitidos pelo corpo, como fezes e flatulência, em ambientes de grande uso como hospitais ou banheiros corporativos. Alguns produtos químicos também podem conter COVs. Muito prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, sua evaporação agride a camada de ozônio.


Onde esses componentes são encontrados em ambientes fechados?


Os COVs nocivos à saúde estão presentes em materiais sintéticos, desde maquiagem, cosméticos, esmaltes, materiais utilizados na construção ou no acabamento da casa (tintas, solventes, vernizes, colas, etc.), em alguns pesticidas, produtos de limpeza e até em pranchas de surf. Alguns fabricantes já se preocupam em produzir materiais livres ou com baixo percentual de COVs como forma de colaborar para a elevação da qualidade de vida e diminuição de algumas doenças.


O que acontece ao entrar em contato com algum desses componentes?


O grande perigo dos compostos orgânicos é que muitos são tóxicos e cancerígenos.

A exposição aos elementos nocivos à saúde pode causar alguns danos e sensações indesejadas. Sua inalação pode ocasionar desde falta de ar, dor de cabeça e fadiga crônica até problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso. Não só humanos sofrem com os compostos, mas animais e o meio ambiente.


Por que devemos tomar cuidado com ambientes fechados?


Quando o ambiente é fechado, o risco de exposição aos componentes é elevado em cerca de 2 a 5 vezes mais do que em áreas externas, por causa de sua concentração.

A estatística também contribui para o aumento do número de doenças respiratórias. Por terem pouca ventilação quando comparado ao ambiente aberto, os compostos demoram a esquivar-se do local, atingindo aqueles que moram ou precisam trabalhar no espaço exposto pelo produto nocivo.


Como evitar o contato com os componentes?


Hoje em dia não existe fiscalização dos produtos que tenham elementos prejudiciais em sua composição. No entanto, é necessário seguir corretamente as instruções do fabricante, utilizando luvas e protetores quando indicados, em ambientes no máximo de circulação do ar. Mantenha os produtos fora do alcance das crianças e animais e tenha cuidados com o descarte das embalagens.


No caso de tintas, dê preferência àquelas que sejam à base de água. Tomando atenção aos componentes nocivos à saúde, é possível evitar problemas de saúde e diminuir, por exemplo, alergias e problemas respiratórios no ambiente de trabalho.

Ao utilizar produtos feitos com compostos orgânicos, você estará contribuindo não só para a saúde dos trabalhadores, mas também do meio ambiente.


Gostou do nosso post de hoje? Deixe seu comentário!

Saiba mais sobre os COVs no post: Compostos Orgânicos Voláteis: Saiba como melhorar a qualidade de vida da sua indústria!

© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190