Veja as opções para tratar a poluição industrial e olfativa

Você sabia que a Revolução Industrial é responsável diretamente pelo número de indústrias presentes em todo o mundo atualmente? Isso se deve ao fato deste acontecimento ter trazido novas formas de produção, tornando os processos produtivos mais rápidos e eficientes. Além disso, a ciência e a tecnologia se desenvolveram em prol desse setor, fazendo com que as fábricas se transformassem e aumentassem sua qualidade. Apesar de serem desenvolvidas com o intuito de fornecer produtos para suprir as necessidades diárias dos seres humanos, as indústrias não possuem somente pontos positivos. Umas das principais desvantagens dessas empresas é a poluição por elas causada.


Veja as opções para tratar a poluição industrial e olfativa


Conheça mais sobre os tipos de poluição industrial e quais os tipos de tratamento possíveis no post de hoje!


Quais são os tipos de poluição industrial?

As principais indústrias poluidoras do meio ambiente são de cimento, pesticidas, curtumes, têxteis, produtos farmacêuticos, destilaria, entre outras. Porém, qualquer empresa pode ter processos produtivos que alteram o equilíbrio ambiental, principalmente devido aos resíduos produzidos e lançados no meio ambiente. Entre as principais formas de poluição estão:


Poluição da água

Este tipo de poluição industrial ocorre devido a produtos químicos e rejeitos lançados diretamente na água, sem nenhum tipo de tratamento. Entre esses poluentes estão pesticidas, esgotos, metais pesados, fertilizantes, entre outros. A poluição hídrica afeta diretamente os seres vivos, em especial a vida marinha.


Poluição do solo

Também ocorre devido ao lançamento de resíduos industriais diretamente no solo, sejam eles sólidos ou líquidos. Pode ainda ser originada ainda pela água contaminada, que atinge o solo e nele penetra. Além disso, o lixo que é depositado de maneira incorreta, como em lixões a céu aberto, afeta os solos e ainda produz o chorume, que é um produto tóxico.


Poluição atmosférica

Este tipo é um dos casos mais sérios e preocupantes de poluição industrial, devido ao lançamento de substâncias químicas que reagem com o ar. Esses produtos alteram a composição atmosférica e fazem com que ela se torne prejudicial a saúde, podendo levar ao desenvolvimento e agravamento de doenças respiratórias. Alguns gases lançados na atmosfera também podem causar mau cheiro, agredindo as vias respiratórias. Um dos tipos mais agravantes de poluição do ar é aquela gerada pelas fumaças das chaminés de indústrias. Elas contém gases perigosos, como óxidos de azoto e dióxido de enxofre, que podem causar intoxicações e até mesmo a morte. Além disso, são responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera – um grave problema ambiental.


Como tratar a poluição industrial?

Alguns tipos de poluição industrial podem e devem ser evitados. Porém, em alguns casos, como a produção de resíduos poluentes, a poluição é inevitável. Mas ainda há solução! Existem diversas formas de tratamento que reduzem o impacto ambiental causado pelas indústrias, como tratamento dos efluentes líquidos antes de lançá-los no meio ambiente e reciclagem ou acondicionamento adequado dos rejeitos sólidos.

Já no caso da poluição olfativa, são necessárias medidas mais consistentes e que atinjam o problema diretamente na sua fonte.

Veja quais são as melhores opções:


Nebulização programada

Um método eficiente para diminuir esse tipo de poluição é a nebulização programada. Neste tipo de tratamento os sistemas de ventilação da empresa são responsáveis por disseminar o produto, que entra em contato com as moléculas que causam o mau odor e as neutralizam.


Lavador de gases

Uma outra forma de tratamento é aplicação em lavador de gases. Os exaustores das indústrias fazem a lavagem dos gases, através de um produto que atrai essas moléculas e as transforma em compostos inodoros e inofensivos.


Percebeu como é importante que os gestores se conscientizem e evitem a poluição industrial? Assim, será possível manter o equilíbrio do meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos seres vivos! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a DUX.



© 2020 DUX CONTROLE DE ODORES | INDÚSTRIA QUÍMICA | Todos os direitos reservados.

CNPJ 13.771.610.0001-30 | ANVISA 3.07.044-2 | TEL: +55 (11) 4447-7190